Existe por aí uma crença fortíssima de que talento é tudo na vida de um artista. Quem tem talento tem tudo. Os talentosos vão bem mais longe. Se você tem algum talento artístico, pode ter certeza que em algum momento alguém vai te descobrir e te transformar num sucesso. Bom, quem entrou pensando em fazer carreira no mundo das artes com esse tipo de pensamento certamente já quebrou a cara. Pensar assim, na verdade, é quase estar fadado ao fracasso.


Talento é importante, mas está longe de ser tudo.

Por favor, gente, muitos acreditam que talento é sinônimo de sucesso, mas nós sabemos que não é bem assim. Há aos montes exemplos que fogem a essa regra. Não é difícil ver um livro mal escrito na lista dos Mais Vendidos. Ou aquele escritor super talentoso com as palavras, mas que ninguém dá a mínima. Todo ano centenas de cantores excelentes são revelados no palco das edições do The Voice, a maioria com vozes que superam as dos técnicos/jurados, mas depois dos programas nunca mais ouvimos falar deles. Já vimos atores horríveis pegando papéis grandes em novelas, enquanto outros atores maravilhosos não conseguem deslanchar a carreira. Isso acontece o tempo todo.

Não vou entrar no mérito de se isso é justo ou não não é kkkkk, como deveria ser etc. Isso rende outro texto. O mundo é capitalista, não tem jeito por enquanto, temos que lidar com esse fato. É como as coisas são. 

O que vou destrinchar aqui serve para qualquer área profissional, mas é útil principalmente para as carreiras artísticas. Escritores, atores, cantores, artistas plásticos. Coloco aqui também influenciadores digitais, que não deixam de ser um pouco de tudo. Como sou escritor, a maioria dos meus exemplos estarão atrelados ao mercado editorial, mas aposto que vocês conseguem levar pra área de vocês.

Sempre digo que caí meio de paraquedas no mundo dos livros e só agora, de 1 ano pra cá, estou vendo como as coisas funcionam por dentro. Nem tudo é talento, gente. 

Acredito piamente que toda trajetória de sucesso de um artista está apoiada sobre 7 pilares, digamos assim. 

Você não precisa ser excelente em todos eles, mas quanto mais melhor. Com 2 ou 3 já dá para se garantir. Nenhum pilar é essencial, ainda mais se você dominar os demais. Uma pessoa, mesmo que não tenha muito talento, pode ir muito mais longe que um artista talentoso se dominar os pilares certos. Vamos a eles.


1) TALENTO

Vamos começar pelo óbvio. Talento não é tudo, mas é alguma coisa sim. Confiar no seu taco, na sua arte, já é meio caminho andado. Boa arte tem o poder de tocar pessoas, atrair gente, fazer um ou outro milagre. Praticar sua arte, estudar sua área, se inspirar nos melhores, tudo isso vai contribuir para você se tornar mais talentoso. É verdade, seu talento vai te abrir portas.

O erro é acreditar que seu talento vai fazer tudo por você.


As pessoas só vão perceber seu talento se a sua arte chegar nelas, e é muito difícil fazer isso trancado em casa, sem usar a internet. No contexto de fazer sucesso e construir carreira como artista, as pessoas precisam te ver. Se você não aparece, se ninguém te apresenta, se a sua visibilidade é zero, seu talento é invisível. Não vai te levar muito longe.

É obrigatório ter talento?

Ironicamente, não. Fala sério, todo mundo conhece pelo menos 1 artista que tudo o que faz parece HORRÍVEL e sem conteúdo. Mas tá aí a pessoa fazendo sucesso. Ela provavelmente se apoia nos outros 6 pilares.

(Também precisamos considerar aqui que talento é um conceito muito subjetivo, né? Tem gosto pra tudo. Uma pessoa sem sal pra mim pode ser incrível para outros, etc)


2) ESTRATÉGIA

Estratégia é um pulo do gato muito amplo que pode ser aplicado em várias situações. Em resumo: seja inteligente nas decisões da sua carreira. Não é difícil encontrar pessoas que questionem o talento da Anitta e da Taylor Swift como cantoras, por exemplo. Mas é inegável que as duas são excelentes estrategistas administrando as próprias carreiras. Eu e você conhecemos cantores com vozes muito mais potentes e cheias de possibilidades, mas que não alcançaram nem 10% do sucesso delas.


Estratégia é estudar o mercado da sua arte. Entender o que funciona, o que não funciona, o que está em alta, o que já é passado. Entender quais são os melhores canais para divulgar sua arte, analisar as trajetórias de sucesso de artistas do mesmo nicho que o seu, listar quem são as pessoas que podem te ajudar a ir mais longe, com quem você pode aprender.

Num texto passado, eu contei que tinha escrito um romance gigante para estrear no mercado editorial. Assim que terminei, percebi que o romance não teria muito apelo para que pessoas que não me conhecessem previamente o comprassem. Não ia funcionar. Engavetei. Foi aí que tive a ideia de escrever Gay de Família, uma história rápida de ler com uma premissa muito mais atraente. Se alastrou que nem fogo!

Outro exemplo de estratégia, foi que a mente milionária do Fred do Sem Spoiler teve a ideia de divulgar trechos do livro no Twitter durante a pré-venda. Eu confio muito no meu taco fazendo comédia e realmente achava que meu livro tinha trechos muito bons. Mas nada adianta se só eu sei disso, né. As pessoas precisavam de uma prova de que eu sou bom. Os trechos que o Fred escolheu fizeram muito sucesso! Muita gente comprou o livro só pelo sumário. Depois de ler os trechinhos selecionados, várias pessoas ficaram na expectativa de poder ler aquela história completa.

Sem essas estratégias, eu garanto que minha carreira não teria dado muitos passos. Duvido que eu teria agentes e uma editora incrível. Eu seria o mesmo escritor, com o mesmo nível de talento, mas com uma carreira bem diferente.


3) CONTATOS

O famoso Quem Indica. Gente, sinceramente, se você não tem energia para levantar seus 7 pilares, foque pelo menos nesse. Ter contatos é mágico. Muita gente vê com maus olhos a existência de "panelinhas", de gente que indica amigo para tudo, mas, meus anjos, É ASSIM DESDE QUE O MUNDO É MUNDO. Em qualquer área. 

No meu trabalho formal como desenvolvedor de software, estou há uns 5 anos sendo muito feliz numa empresa cuja vaga só ocupei porque fui indicado por uma amiga que estudou comigo. Me considero um funcionário excelente. Passei por entrevista e uma prova. Mas com certeza foi a indicação dela que deu peso para o meu perfil. Quase tudo na vida funciona assim. Eu indico os livros que mais gostei de ler para os meus amigos. Se vou num restaurante legal, recomendo para outras pessoas. Se trabalho com um profissional gente boa, recomendo também. Se eu vejo uma vaga de trabalho incrível que tem tudo a ver com uma amiga minha, é óbvio que vou pensar primeiro nela do que numa pessoa hipotética mais talentosa do que minha amiga. Por conta disso, é extremamente necessário você ter um bom relacionamento com as pessoas do seu nicho, não importa onde elas estejam na hierarquia.


No meu caso, como escritor, cada contato conta: pessoas que trabalham em editoras, em agências, profissionais freelancers, influenciadores literários, organizadores de eventos, capistas, ilustradores, leitores, arrobas no Twitter, no Instagram, outros escritores... A gente nunca sabe de onde uma oportunidade pode surgir. 

Muita gente acha que ter contatos só vale se você for sobrinho de dona de editora. Ledo engano! Eu fiz vários contatos organizando meus clubes do livro, por exemplo, porque vinha gente de todo canto do mercado editorial. Já tive oportunidades abertas por pessoas que simplesmente conversavam comigo através do meu blog. Se você vai num evento literário, com certeza vai conhecer gente nova e solícita. Participe de eventos online! Cursos, workshops, leituras coletivas, lives, acompanhe o trabalho de pessoas com as quais você sente afinidade. Leia os livros de autores com carreiras de tamanhos variados. Fale com as pessoas. Tire dúvidas, elogie com sinceridade, interaja nas redes sociais. Tudo isso cria relacionamentos que, no momento certo, vão fazer as pessoas lembrarem de você.

A regra de ouro é ser gentil com todo mundo.


4) POTENCIAL DE ATRAIR MULTIDÃO

Eu custei a achar um nome simples para isso, então fiquei na essência mesmo. Pode ser carisma, pode ser identificação, pode ser sua eloquência ou didática, mas, em resumo, é aquela habilidade que uma pessoa tem de criar uma comunidade em torno de si. Literalmente, potencial de atrair multidão.


Até hoje questionam o talento como cantora da Juliette, a vencedora do BBB 21, só que talvez o pilar mais fortalecido dela seja o potencial de atrair multidão. Juliette moveu MILHÕES de pessoas, durante o programa e fora dele. Não importa qual empreitada ela siga na vida artística: na música ela tem fãs, se ela escrever um livro vai vender, se ela começar a gravar vídeos para o Youtube vão bombar, se ela lançar um podcast terá quem ouça. Porque não é necessariamente sobre o talento dela para coisa alguma, é sobre ELA. É o carisma dela, a história dela, que atrai as pessoas.

Entra aqui também o caso dos youtubers Jout Jout e Whindersson Nunes, que começaram com vídeos extremamente simples e ganharam o Brasil. Foi o potencial deles de atraírem multidões.

Inclusive, esse potencial é o que faz muitas autoridades num assunto (pesquisadores, cientistas, profissionais da área etc) reclamarem de gente prestando atenção em influenciadores digitais falando do mesmo assunto. Óbvio que a autoridade consegue trazer a informação correta e embasada, de anos de estudo, enquanto o influenciador tá lá passando um conhecimento raso e às vezes até falho. Mas é o influenciador que tem o carisma, portanto, a atenção das pessoas.

Aliado ao seu talento, construir uma comunidade em torno de si vai alavancar sua carreira. Talvez você seja interessante, engraçado, sei lá, bonito. Se você tem ou pode trabalhar em algo na sua personalidade que pode atrair multidões, dê atenção a isso.

Quando dizem que hoje em dia um artista precisa criar conteúdo sobre sua arte na internet, é sobre o potencial de atrair multidão que estão falando. É a esperança de que uma comunidade se crie ao redor do artista. Isso tem muito valor.


Particularmente, não acho que todo artista seja obrigado a criar conteúdo. Você pode encontrar outras formas de trabalhar seu potencial de atrair multidão ou simplesmente negligenciá-lo, se conseguir se garantir em outros pilares.


5) IDENTIDADE

Um pouquinho diferente do Potencial de Atrair Multidões, a Identidade também é sobre você, mas não sobre sua personalidade. É sobre quem você é no mundo, perante a sociedade. Sobre sua aparência, sua origem, sua raça, sobre você fazer parte ou não de algum grupo minoritário, sobre seus hábitos, sua orientação sexual, sua religião, sua profissão formal etc. Mesmo contra sua vontade, sua Identidade vai ser usada contra e a favor de você em diversos momentos. A ideia é tentar aproveitar as situações favoráveis.

Eu sou homem, branco, magro, gay, assexual, do Sudeste, vim da classe C, profissional de TI, fui criado como cristão... Dentro do capitalismo, todas essas informações acabam se transformando em etiquetas sobre mim. Como se colassem um adesivo na minha testa para me categorizar.


Sou o escritor gay que escreve livros gays para gays lerem. Se me venderem assim, provavelmente vão afastar o público hétero, mas aproximar bastante o público LGBT+. O dia que precisarem de um escritor gay numa coletânea, num podcast ou numa mesa sobre orientação sexual ou literatura gay vão lembrar de mim. Nesses cenários específicos, a minha identidade me favoreceu em relação a artistas hétero, por exemplo. Da mesma forma, poderia me atrapalhar caso a organização fosse conservadora.

Confesso que, num mundo ideal, não deveríamos ter que nos apoiar tanto nas nossas identidades, apenas no nosso talento. Mas o capitalismo descobriu que Identidade vende, que gera uma identificação muito fácil quando temos adesivos colados na testa. Podemos nos aproveitar disso ou renegar completamente, mas é impossível fazer com que outros esqueçam a nossa Identidade.


6) DINHEIRO

Como tudo na vida, quem tem dinheiro já começa na frente no mundo das artes. Em teoria, sucesso não se compra, mas, se com dinheiro você pode erguer bem mais alto seus pilares, então meio que se compra sim. No mínimo, aumentam suas chances.

Com dinheiro você pode turbinar seu Talento estudando nas melhores escolas e cursos. Pode comprar os melhores apetrechos para praticar sua arte. Pode estudar Estratégias de marketing ou contratar alguém para divulgar por você. Dinheiro pode te atrair mais Contatos, te dando acesso a eventos, projetos e círculos sociais que custam caro frequentar.


A capa da versão independente de Gay de Família que todo mundo amou foi na verdade uma segunda capa. A primeira capa custou dez vezes menos. Era bonita, mas bem mais simples, de um jeito que talvez não fosse atrair tanta gente. Mudei em cima da hora, o que só foi possível porque eu já tinha separado um dinheiro para esse tipo de emergência no meu lançamento. Foi uma decisão crucial.


Mais um exemplo: músicas que tocam nas rádios. É tudo pago. Quanto mais você paga, mais semanas sua música fica tocando.

Outro exemplo: quando dizem que a Anitta paga para subir em palcos e programas internacionais. Talvez ela pague mesmo. E, pelo jeito, está valendo a pena.


7) SORTE

Se você ler a biografia ou prestar atenção na história de vida de qualquer artista de sucesso, vai ver que em algum momento aconteceu uma coisa completamente improvável que impulsionou a carreira. 

Uma pessoa poderosíssima que estava passando na esquina e ouviu o artista cantar. Uma seleção para o Big Brother Brasil. Alguém super influente que o artista conheceu numa festa aleatória que ele nem queria ir. Descobriram o nome do artista num lugar que nem o artista sabia que tinham escrito o nome dele lá. Alguém que tropeçou. Se conheceram na prisão. Ouviu a trilha sonora de um filme. Um amigo de um amigo. Um concurso que a gente descobre que existe no último dia de inscrição. É tão improvável, mas de um jeito que acontece o tempo todo.

Acho que é o sonho de todo artista, né, ser descoberto do NADA. Você e seu talento quietinhos quando de repente. A Sorte realmente existe e é um pilar inegável na carreira de muita gente. O problema disso é que não podemos controlar a Sorte. Não dá pra contar com isso. Nunca sabemos como vai acontecer, se é que vai. O negócio é se apresentar. É estar presente quando a Sorte rolar.

É fazer por onde, sabe?

Pra alguém passar na esquina e te ouvir cantar, você precisa cantar. Pra ser selecionado para o BBB, você precisa se inscrever. Pra você ter um amigo de um amigo, você precisa, bom, fazer amigos e deixá-los saber da sua arte. Espalhe seu trabalho, seu talento, sua arte em todos os lugares que você puder, como puder. Isso não garante Sorte, mas aumenta suas chances de ser um sortudo.

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Entender a influência desses 7 pilares me tranquilizou em vários momentos em que eu me achava um fracasso. Comecei a duvidar do meu talento quando não conseguia alcançar meus objetivos de carreira. A gente fica achando que não fazemos boa arte já que ninguém liga pra gente, que a culpa do nosso fracasso é toda nossa. Porém, as variáveis de uma carreira de sucesso são tantas que não tem como isso ser um veredito sobre nosso talento. Às vezes só não estamos sabendo nos divulgar. Ou não conhecemos as pessoas certas ainda. Não sabemos usar nosso carisma, não entendemos nossa identidade, ainda não tivemos sorte. Às vezes não chegou o momento certo.

Por que aquela pessoa chegou lá e eu não? Analise os pilares dela que você vai entender.