O hábito da leitura é um dos mais preciosos e por isso eu não canso de dar dicas de como coomeçar a ler e não parar mais. Porém, ainda mais vivendo no Brasil, precisamos ser realistas: manter esse hábito no Brasil pode ser um tanto caro, com os livros de 300 páginas saindo a 50-70 reais nas grandes livrarias. Não é todo mundo que pode ser dar o luxo de comprar livro toda semana para ter o que ler. Mas daí você pode pensar que ler é só pra gente rica, e isso não é nem um pouco verdade. É justamente por estar no Brasil e ter consciência do preço do livro que é essencial, tanto para os leitores iniciantes quanto para os experientes, conhecer as ferramentas e estratégias para ler mais pagando bem menos (e dentro da lei!). Neste guia econômico, vou compartilhar 7 dicas práticas pra você continuar devorando livros sem estourar o orçamento. Prepare-se para descobrir maneiras inteligentes e acessíveis de alimentar sua paixão pela leitura!
1. Procure por bibliotecas públicas
Bibliotecas oferecem acesso gratuito a uma ampla variedade de livros, revistas e e-books. Além disso, permite explorar novos gêneros e autores sem custo, ajudando a manter o hábito da leitura sem comprometer o orçamento. Eu tenho certeza que você nunca pesquisou bibliotecas próximas a você no Google! Talvez haja bibliotecas ao seu alcance e você nem sabe.
3. Aproveite as promoções recorrentes
Lojas digitais como Amazon possuem promoções sazonais, como a BookFriday, a BlackFriday e o PrimeDay. Promoções em que os livros às vezes saem até por metade do preço! Marque essas datas no seu calendário para ficar de olho nas promoções. Faça uma lista dos livros que você quer comprar e acompanhe o preço.
4. Foco nos e-books
É uma delícia ter uma estante bonita em casa com centenas de livros, mas, na prática, e-books são bem mais acessíveis e sustentáveis, no sentido de permitir que nosso orçamento para livros sobreviva. E-books no geral são mais baratos, chegando a custar R$ 1,99 quando vem de autores independentes. A própria Amazon libera de tempos em tempos e-books gratuitos, além das bibliotecas digitais como a BibliOn.
5. Frequente sebos
Em sebos, é possível encontrar livros a preços muito reduzidos, permitindo que você adquira obras variadas e até edições raras sem gastar muito. Além disso, é uma forma sustentável de continuar a leitura, reaproveitando materiais usados.
6. Participe do Livro Viajante
Essa aqui é dica de ouro! Existe um grupo no Skoob chamado "Livro Viajante", em que as pessoas colocam livros gratuitamente para viajar pelo Brasil. Livros que são compartilhados com 20-30 pessoas. Cada um lê e passa o livro pra frente. O único custo envolvido é o de enviar o livro pelos Correios, valor que, dependendo do tamanho/peso do livro, fica entre 9 e 15 reais. Para efeito de comparação, meu livro Gay de Família (que tem 232 páginas) custa menos de 10 reais para ser enviado pelos Correios (não esqueça de enviar pela categoria Registro Módico, específica para livros!)
7. Participe de sorteios online
Sorteios online são muito comuns vindo de influenciadores literários, autores e editoras. O Skoob também tem uma seção específica para cortesias, que são sorteios de livros feitos diariamente. Boa sorte!
É isso! Seu bolso agradece.
Postar um comentário