Você já desejou ler mais livros, mas se sente sempre sem tempo ou motivação? A sensação geral é que todos nós líamos mais quando éramos adolescentes. Com o ritmo acelerado da vida moderna, muitas vezes é difícil encontrar espaço para a leitura. No entanto, criar ou retomar o hábito de ler pode trazer inúmeros benefícios, desde a redução do estresse até o aumento do conhecimento e da criatividade. Para te ajudar nesse processo, listei aqui 3 estratégias para você incorporar a leitura na sua rotina diária e fazer nascer ou ressuscitar o leitor ávido que há dentro de você. Vamos lá!
1. Defina um tempo diário de leitura
Pode até ser cronometrado. Sente com um bom livro e acione seu alarme para tocar dali a 10-30 minutos. Tente fazer isso todos os dias e vá aumentando o tempo gradualmente, conforme sua rotina e sua vontade permitem. Estabelecer um tempo mínimo diário, mesmo que seja apenas 10 ou 15 minutos, torna a meta de criar o hábito da leitura mais alcançável e menos intimidante. Este curto período é mais fácil de encaixar na rotina diária, independentemente de quão ocupada ela esteja.
2. Participe de clubes do livro
Fazer parte de um clube do livro vai te ajudar a manter sua motivação em querer ler mais. Saber que outras pessoas estão lendo o mesmo livro que você e que em breve vocês conversarão a respeito pode ser o incentivo que você precisa para pegar no livro quando a rotina se impõe. Clubes do livro proporcionam uma oportunidade para discutir livros com outras pessoas, enriquecendo a experiência de leitura através da troca de perspectivas e interpretações. Isso torna a leitura mais interessante e envolvente!
3. Foque em livros curtos
Antes de querer curar sua ressaca literária com um calhamaço de 800 páginas, experimente ler livros curtos! Livros de 100-300 páginas podem ser ótimos para te dar mais rápido a sensação de conquista de uma meta, o que pode ser o necessário para te motivar a continuar lendo. Livros volumosos podem ser intimidadores para quem está tentando voltar a ler, então comece pelos pequenos. Além disso, livros curtos permitem explorar uma variedade maior de gêneros e autores em um período menor de tempo. Essa diversidade pode manter o interesse elevado e evitar a monotonia, ajudando a consolidar o seu hábito da leitura.
(Eu mesmo recebo muitas mensagens de pessoas que leram Gay de Família (meu livro!) em uma sentada só, em cerca de 2-3 horas. Meu livro é uma comédia sobre um tio gay que vira babá dos três sobrinhos por um final de semana. Segundo os leitores, excelente para curar a ressaca literária e dar a dose certa de entretenimento para seguirmos com o dia. Então, fica a dica! Compre aqui)
Curtiu as estratégias? Depois volte aqui para me contar como anda seu ritmo de leitura!
Postar um comentário