Meu principal objetivo como escritor de ficção é ser lido.

Ganhar dinheiro, viver disso e ficar famoso sempre foram interesses secundários, coisas que eu enxergo como bônus, sabe? O que eu quero mesmo é que as pessoas me deixem saber que estão me lendo. O que mais me motiva a continuar escrevendo minhas histórias é quando chega no meu e-mail, na minha DM, onde quer que seja, simplesmente CHEGA alguém dizendo que leu e gargalhou com o que escrevi. Nada mais triste do que um escritor que passa batido, que joga seu livro no mundo e não ouve nenhum eco.

O Wattpad pra mim foi uma solução natural.


Para quem não conhece, o Wattpad é uma plataforma de leitura onde qualquer pessoa pode ler milhares de histórias autopublicadas de forma gratuita e também publicar seus próprios livros. Leitores podem comentar nas obras, organizá-las em bibliotecas pessoais e ter contato com os autores através de mensagens. Ainda está caminhando para monetizar os escritores, mas, mesmo enquanto isso não acontece, já é o melhor lugar na internet para quem, como eu, quer se sentir visto.

Cada caso é um caso, mas eu de fato não esperava o boom que foi ter começado a publicar histórias na plataforma em 2016. Um dos meus primeiros livros estourou e até hoje recebo comentários de pessoas que estão lendo e migrando para outras histórias minhas. É no Wattpad que eu consigo saber exatamente quais das minhas piadas estão funcionando, qual linha faz mais sucesso entre os leitores, quais os capítulos mexem mais com as emoções de quem está lendo. É um tipo de informação que nenhuma outra forma de publicação te dá. Publicar um ebook ou até um livro físico pode render avaliações de 5 linhas na Amazon, tweets de alguns leitores e até algumas resenhas mais elaboradas em blogs, por exemplo, mas nada se compara acompanhar os leitores comentando os parágrafos do seu livro. Não estou ganhando dinheiro nenhum com isso, verdade, mas é um feedback tão rico que eu não consigo simplesmente seguir em frente e fingir que não existem centenas de pessoas gostando do que escrevo.

Capa do livro "Não Somos Um" de Felipe Fagundes.  66 mil leituras,  9 mil votes e 35 capítulos
Meu primeiro romance publicado no Wattpad em 2016

Se eu não precisasse de dinheiro para produzir boas histórias (capas bem feitas, revisão, leitura crítica, de sensibilidade...), ficaria só no Wattpad para sempre. Mas preciso que meus livros pelo menos se paguem.

Foi aí que tive a ideia de transformar meu perfil na plataforma no meu laboratório de escrita. Na minha oficina, digamos assim. Um lugar onde eu posso publicar meus livros sem pensar muito se estão perfeitos, antes dos serviços editoriais, antes da publicação oficial. Um lugar onde eu posso colher o feedback dos meus leitores e usar esse retorno para melhorar o próprio livro. Se eu vejo que uma cena não está funcionando, eu posso cortá-la. Se eu sinto que os leitores querem saber mais de um personagem específico, posso dar mais importância para ele. A versão que vai para o Wattpad é uma, a que publico na Amazon é outra, melhorada.

É óbvio para mim que nem todo mundo vai querer pagar por um ebook meu. Tem gente que mesmo querendo não pode. E gente que não se interessa pelo Wattpad, gente que quer ler livros no conforto do seu Kindle. São basicamente públicos diferentes, e é no Wattpad que eu consigo unir todos esses mundos.

Ficou interessado? Agora mesmo você já pode ler na plataforma capítulos gratuitos ou até mesmo na íntegra o livro que eu estou trabalhando e pretendo publicar em breve. É sério, vai lá. Não é pegadinha.

Só não repara a bagunça, estou trabalhando.